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VOCÊ SOFRE DE INSÔNIA?

VOCÊ SOFRE DE INSÔNIA? 02/10/2019

O sono é um período de descanso para o corpo, fundamental para as suas funções biológicas. Seu tempo de duração varia de pessoa para pessoa, sendo de maior duração na infância, diminuindo com a idade.


Insônia é a condição caracterizada pela dificuldade de dormir, tanto no que diz respeito ao início do sono, como também à sua duração, propiciando uma sensação de noite mal dormida, com cansaço ao acordar. Além disso, pessoas com insônia podem apresentar cansaço e sonolência durante o dia, assim como dificuldade de atenção e concentração na escola ou trabalho.


A insônia pode afetar pessoas de todas as idades. Na terceira idade em especial, o sono tende a diminuir de duração e também a tornar-se mais interrompido, sem que seja caracterizada a insônia.


A insônia é uma situação muito frequente, e o seu diagnóstico correto é fundamental na escolha da terapia. Para alguns especialistas, não conseguir dormir ao menos 3 vezes na semana já é considerado insônia.


O QUE PODE CAUSAR A INSÔNIA?


ESTRESSE

Preocupações com trabalho, família, saúde, escola podem impedir a pessoa de relaxar e conciliar o sono;


PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO

Dificuldade nas relações afetivas;


ANSIEDADE

Ansiedade severa, bem como ansiedade relacionada com o dia a dia, pode manter a pessoa alerta causando dificuldades para dormir;


DEPRESSÃO

Pessoas com depressão podem dormir demais ou ter dificuldades para dormir;


USO DE REMÉDIOS

Alguns medicamentos podem causar insônia em algumas pessoas, dentre eles: remédios para reduzir a pressão arterial; corticoides; antidepressivos; remédios para perder peso; betabloqueadores; antialérgicos; remédios para gripe (descongestionantes); remédios para asma;


FATORES AMBIENTAIS

Luz, barulho (tráfego, aviões, televisão, fábrica e até latido de cachorro);


USO DE CERTAS SUBSTÂNCIAS CONTENDO:

Cafeina, álcool; nicotina;


IRREGULARIDADE DE HORÁRIOS

Mudanças de horário e períodos de trabalho, principalmente à noite, podem levar à insônia. Estabelecer uma rotina é um fator importante para evitar a insônia;


INATIVIDADE FÍSICA

Pessoas com estilo de vida sedentário podem apresentar dificuldades para dormir;


COMER DEMAIS TARDE DA NOITE OU ESTÔMAGO VAZIO

Pode causar desconforto ao deitar o que dificulta a pessoa a pegar no sono;


LUZ AZUL

A quantidade de luz azul influencia diretamente na produção de melatonina, o hormônio produzido, no escuro, pelo cérebro. É importante evitar ou diminuir o uso dos aparelhos que emitam esse tipo de luz durante a noite. Ou recomenda-se o uso de filtros nas telas desses aparelhos ou o uso de óculos de lentes alaranjadas que inibem a ação da luz azul.


PENSAMENTOS RECORRENTES

Ao deitar na cama, o ideal é não pensar em nada e relaxar para pegar no sono. Porém, quando tem um pensamento que não sai da cabeça, ou até o medo de não dormir, pode dificultar a dormir.

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