Informe seu email para enviar-mos uma nova senha.
O mau hálito (ou halitose, como é chamado tecnicamente) pode ter diversas causas, e varia com o período do dia e a idade da pessoa. Normalmente é mais facilmente percebido por estranhos do que pela própria pessoa, causando bastante constrangimento nas relações sociais.
O mau hálito matinal é normal. Ele acontece devido a leve hipoglicemia, a redução do fluxo salivar durante o sono. Essa halitose desaparece com a higiene dos dentes e da língua. Quando o mau hálito persiste, pode ser um alerta de que o organismo está desequilibrado ou de que a higiene não está sendo feita corretamente. De qualquer forma, todo mundo já passou por algum aperto por conta do mau hálito em algum momento.
CAUSAS DO MAU HÁLITO
A halitose pode ser fisiológica (que requer apenas orientação) ou patológica (que requer tratamento). As principais causas são:
Tártaro
Problemas estomacais
Falta de higiene bucal
Diminuição da quantidade da saliva
Uso de alguns medicamentos
Estresse, ansiedade, prisão de ventre, amidalites e alterações hepáticas
Irritação na gengiva ou cáries
Alimentação inadequada e com temperos fortes
Tabagismo e bebidas alcoólicas
DICAS PARA PREVENIR O MAU HÁLITO
A prevenção é a medida mais importante para o mau hálito: normalmente, ela acaba sendo a principal forma de tratamento. Deve-se ter cuidado com a alimentação e, principalmente, com a higiene bucal.
Cuide da higiene bucal: Escove os dentes após as refeições é requisito básico para evitar o mau hálito. Paralelamente a isso, uma vez ao dia faça uma limpeza completa, passando fio dental e escovando muito bem a língua.
Procure um bom dentista: Faça uma higienização profissional a cada 6 meses para eliminar a placa bacteriana e o acúmulo de tártaro.
Evite ficar muitas horas sem comer: Em jejum, o organismo começa a queimar gordura armazenada para obter energia. Nessa reação, há liberação de compostos à base de enxofre, que é absorvido pela corrente sanguínea e, via pulmonar, expelido na respiração. Essa é uma halitose considerada sistêmica, pois não tem relação com as condições bucais do paciente.
Masque chicletes (de preferência sem açúcar): o chiclete estimula a mastigação, e consequentemente, a produção de saliva. A canela também é uma excelente aliada, pois possui propriedades antibacterianas.
BEBA BASTANTE ÁGUA.
A salivação é uma das principais armas contra o mau hálito e, como 90% da saliva é água, a hidratação também ajudar a evitar a halitose. No ato da ingestão ainda é possível lavar a boca, eliminando boa parte das bactérias ali presentes.
Alimentação: Mastigar estimula a salivação, o que ameniza o mau hálito, mas alguns alimentos promovem uma limpeza bucal ainda maior. Entre eles, estão as frutas cítricas, como laranja e kiwi, opções cruas e com casca, como a maça, cenoura e o pepino; e adstringentes, como o gengibre, e também as fibras, pois estes auxiliam na promoção de uma limpeza total na parte dos dentes, na linha das gengivas.
102 SUL
SHC/Sul 102 Bloco B Lojas 17- Asa Sul - Brasília/DF
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Seg. a Sex: 8h às 19h. Sábados: 8h às 13h
FARMACÊUTICOS RESPONSÁVEIS:
ÉDER RODRIGUES OLIVEIRA CRF/DF: 6476
MAGDA RUIZ MAZZO CRF/DF: 1140
302 SUL
SHC/Sul 302 Bloco B Loja 29 - Asa Sul - Brasília/DF
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Seg. a Sex: 8h às 19h. Sábados: 8h às 13h
FARMACÊUTICAS RESPONSÁVEIS:
MARIA DENISE FERNANDES SILVA CRF/DF: 5056
CARLA FERNANDES MELLO CRF/DF: 2834
305 SUL
SCLS 305 Conjunto B Lojas 05 - Asa Sul - Brasília/DF
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Seg. a Sex: 9h às 18h. Sábados: 9h às 13h
FARMACÊUTICAS RESPONSÁVEIS:
CARLA FERNANDES MELLO CRF/DF: 2834
MAGDA RUIZ MAZZO CRF/DF: 1140
RAZÃO SOCIAL - ARTFARMA FARMACIA DE MANIPULAÇÃO LTDA EPP
CNPJ - 02.404.137/0001-37
Autorização Anvisa
Número A.F.E.- 000034-9
A.E. - 134357-0